quinta-feira, 4 de abril de 2013

TEATRO PAIOL

                                                  TEATRO PAIOL   

                                         


O calendário marcava 27 de dezembro de 1971 quando Curitiba deu um importante passo na história: um antigo abrigo de pólvora era transformado no primeiro teatro de arena da cidade. Para registrar esse importante momento, um show à altura: a reunião do poeta Vinícius de Moraes, Marília Medalha, Toquinho e Trio Mocotó. Símbolo cultural e histórico, marcou as reformas urbanísticas e culturais da cidade a partir da década de 70. Pelo palco do Paiol ainda passaram grandes nomes da música brasileira, como Gonzaguinha, Zezé Motta, Djavan, Nana Caymmi, Hermeto Paschoal, Alaíde Costa, Leni Andrade, Elza Soares, Zizi Possi, Cida Moreira, Fátima Guedes e muitos outros. A programação atual do teatro continua privilegiando a música brasileira. Além de shows de artistas nacionais, o Paiol desenvolve intensa programação com grupos, compositores e intérpretes paranaenses.
Capacidade: 225 lugares

HISTÓRICO

Inaugurado oficialmente no dia 29 de março de 1972, o antigo paiol de pólvora transformado em teatro é um símbolo cultural e histórico de Curitiba. Sua criação foi o marco das reformas urbanísticas e culturais implementadas na cidade, a partir da década de 70. O espaço, que mantém as características originais da edificação, com a configuração de construção romana em forma circular, abriga importantes espetáculos de música e teatro.
O antigo paiol, que no passado serviu de abrigo a arquivos municipais e foi sede de uma diretoria de pavimentação de ruas, transformou-se em teatro num ousado projeto de reciclagem assinado pelo arquiteto Abrão Assad.

Praca Guido Viaro, s/n
Prado Velho
Telefone: (41) 3213-1340

Nenhum comentário:

Postar um comentário